Subversion Repository Public Repository

ramani

Diff Revisions 589 vs 590 for /TCCs/TCC_Ramani/pre/resumo.tex

Diff revisions: vs.
  @@ -1,8 +1,9 @@
1 1 % resumo em português
2 2 \begin{resumo}
3 3
4 - Em determinado domínios como a medicina, a precisão ao se receitar um medicamento ou diagnosticar um paciente, pode acabar custando à vida de um individuo se não for a maneira correta de se resolver o problema. Para áreas como de Engenharia de Software, o custo pode estar relacionado a um framework usado no desenvolvimento, que pode apresentar risco de segurança, bem como tecnologia utilizada, custo, entre outros. Para se decidir como realizar, aplicar ou o que usar em determinadas situações, existe uma metodologia conhecida como paradigma Baseado em Evidencias BE. O paradigma BE aplica o conceito de agregação de evidencias empíricas, que procura obter a melhor estudo (solução, técnica, tecnologia, intervenção) em determinada questão de pesquisa. O paradigma BE e comumente usado na medicina, e devido a seu sucesso de aplicação passou a ser adotado por muitos outros domínios, como a Engenharia de Software nos últimos anos. Para adoção de praticas BE, para responder a uma questão de pesquisa, o meio de estudo mais utilizado é a Revisão Sistemática da Literatura, que consiste em selecionar um grande numero de estudos, a fim de compara-los e analisa-los profundamente, para então se obter a melhor evidencia disponível, porém este é um trabalho rigoroso e cansativo, sujeito a erros. Assim este trabalho, trata do desenvolvimento de uma ferramenta de apoio na realização de estudos secundários, como a Revisões Sistemáticas da Literatura e principalmente na realização de Mapeamentos Sistemáticos, que tem o objetivo de categorizar os resultados obtidos de forma gráfica, onde assim se possa ter uma visão geral de uma área, para então direcionar uma revisão para as evidencias mais adequadas. O principal foco do desenvolvimento e avaliação do meio pelo qual os estudos primários que compõem um estudo secundário irão ser selecionados, visto que essa é a fase que mais demanda tempo e esforço na realização de um estudo secundário e que pode ser totalmente ou parcialmente automatizada, alem de criação de meios de visualização para os dados obtidos nesses estudos.
4 + %Neste trabalho, tratamos da refatoração e ampliação dos recursos disponíveis na ferramenta Ramani, uma aplicação que tem o objetivo de auxiliar a criação e realização de estudos secundários, com foco em Mapeamentos Sistemáticos. Dentre as funções que foram refatoradas neste trabalho, se destaca a extração e seleção de artigos, o qual são os dois módulos mais importantes da ferramenta. Foram aplicadas técnicas e \textit{frameworks} mais atuais, para aumentar o desempenho e facilitar a manutenção do código da aplicação. Com a realização da refatoração, os algorítimos foram avaliados, validados e comparados com versões anteriores da ferramenta Ramani. Com a relação a adição de recursos, foram adicionadas funcionalidades relacionadas a visualização de dados extraídos das seleções, e também critérios de ordenação para destacar os artigos mais relvantes extraídos em uma seleção. As \textit{views}, que são a interface com o usuário final, também foram refeitas para passarem uma melhor experiencia de uso da ferramenta.
5 5
6 + Neste trabalho, tratamos da refatoração e ampliação dos recursos disponíveis na ferramenta Ramani, uma aplicação que tem o objetivo de auxiliar a criação e realização de estudos secundários, com foco em Mapeamentos Sistemáticos. Dentre as funções que foram refatoradas neste trabalho, destacam-se a extração e seleção de artigos, que são os principais módulos da ferramenta. Foram utilizadas as técnicas e frameworks mais atuais, para aumentar o desempenho e facilitar a manutenção do código da aplicação. Além disto, os algoritmos utilizados foram avaliados, validados e comparados com as versões anteriores da ferramenta Ramani. Com a relação a adição de recursos, foram adicionadas funcionalidades relacionadas a visualização de dados extraídos das seleções, e também critérios de ordenação para destacar os artigos mais relevantes extraídos em uma seleção. A interface do sistema também foi reelaborada, para fornecer uma melhor experiência de uso da ferramenta.
6 7
7 8 \vspace{\onelineskip}
8 9