Subversion Repository Public Repository

ramani

Diff Revisions 577 vs 578 for /TCCs/TCC_Ramani/textuais/introducao.tex

Diff revisions: vs.
  @@ -6,25 +6,38 @@
6 6
7 7 %Contexto do problema
8 8 \subsection{Contexto do Problema}
9 - \ Durante a conferencia de ICSE de 2004, foi proposta a literatura de Sistema de Informação, mas precisamente na área de de engenharia de software, o termo Engenharia de Software Baseada em Evidencia ESBE. A origem da ESBE esta ligada diretamente a Medicina Baseada em Evidencia MBE, onde tem como objetivo o trabalho de pesquisa das melhores praticas disponíveis de realização de uma determinada tarefa, onde e baseada em aplicações pratica, o qual produziram resultados (estudos) que poderão ser comparados futuramente. Na MBE foi usada como modo de pesquisa, devido ao fato de que a opinião medica em um determinado diagnostico, não era mais confiável do que um diagnostico baseada nos resultados de vários experimentos científicos. Devido ao sucesso do resultado do método baseada em evidencias, a ESBE segue então a mesma ideia aplicada a MBE, na acumulação de resultados, para escolha da melhor evidencia possível, para a criação de uma síntese dos melhores estudos disponíveis.
9 + \ Durante a conferencia de ICSE de 2004, foi proposta a literatura de Sistema de Informação, mas precisamente na área de de engenharia de software, o termo Engenharia de Software Baseada em Evidencia ESBE. A origem da ESBE esta ligada diretamente a Medicina Baseada em Evidencia MBE, onde tem como objetivo o trabalho de pesquisa das melhores praticas disponíveis de realização de uma determinada tarefa, onde e baseada em aplicações pratica, o qual produziram resultados (estudos) que poderão ser comparados futuramente. Na medicina foi usada como modo de pesquisa, devido ao fato de que a opinião medica em um determinado diagnostico, não era mais confiável do que um diagnostico baseada nos resultados de vários experimentos científicos. Devido ao sucesso do resultado do método baseada em evidencias, a ESBE segue então a mesma ideia aplicada a MBE, na acumulação de resultados, para escolha da melhor evidencia possível, para a criação de uma síntese dos melhores estudos disponíveis.
10 10
11 - \ Um dos método mais utilizado na tarefa de síntese é a Revisão Sistemática da Literatura - RSL (\textit{Systematic Literature Review - SLR}), que consiste em reunir todos os estudo disponíveis sobre uma determinada área, e compara-los, onde conforme \cite{Sampaio2007} ela integrar as informações de um conjunto de estudos que foram realizados separadamente, de forma que os resultados possam ser conflitantes ou não, onde essas analise são realizadas por meios de métodos estatísticos como a metanálise, onde esse método de pesquisa reduz riscos associados pesquisas tendenciosas que possam influencia no resultado final, alem de permitir uma analise de uma grande quantidade de informação. O método RSL permite também a descoberta de novas áreas de estudo, pois pode se detectar ao realiza-lá que determinada área não ha estudos suficientes para uma síntese, assim essa área devera se foco para novos estudos.
11 + \ Um dos método mais utilizado na tarefa de síntese é a Revisão Sistemática da Literatura - RSL (\textit{Systematic Literature Review - SLR}), que consiste em reunir todos os estudo disponíveis sobre uma determinada área, e compara-los, onde conforme \cite{Sampaio2007} ela permite integrar as informações de um conjunto de estudos que foram realizados separadamente, de forma que os resultados possam ser conflitantes ou não, onde essas analise são realizadas por meios de métodos estatísticos como a metanálise, onde esse método de pesquisa reduz riscos associados pesquisas tendenciosas que possam influencia no resultado final, alem de permitir uma analise de uma grande quantidade de informação. Através da RSL permite também é possessível identificar novas áreas de estudo, pois pode se detectar ao realiza a revisão, que determinada área não ha estudos suficientes para uma síntese, assim essa área devera se foco para novos estudos.
12 12
13 13 %Apresentação do Problema
14 14 \subsection{Apresentação do Problema}
15 - \ Como dito anteriormente, a RSL permite analisar uma grande quantidade de estudos, também conhecidos como estudos primários, que iram compor o resultado da pesquisa, sendo assim esse tipo de pesquisa requer um esforço conjunto na sua realização, principalmente para evitar uma pesquisa tendenciosa. Para a realização da RSL também deve se levar em consideração o tempo necessário, visto que uma boa RSL deve selecionar todos os estudos disponíveis da área em questão, na qual se esteja realizando a pesquisa, o que pode levar meses ou ate anos para ser concluída, dependendo da extensão da área que se esteja realizando o estudo. Outro ponto que deve ser levado em consideração para realização da pesquisa, são a seleção das fontes de dados, ou seja, o local de onde se obterão os estudos que irão compor a pesquisa, que deveram ser de boa reputação, que no caso é possuir trabalhos reconhecidos, como também de fácil acesso a todos os participantes da pesquisa. Mesmo após selecionar os estudos que faram parte da pesquisa se faz necessário ainda filtra os estudos mais a fundo, sendo assim deve haver um registro desse tipo de atividade, para que se possa ter o controle do que foi excluído é inserido.
15 + \ Como dito anteriormente, a RSL permite analisar uma grande quantidade de estudos, também conhecidos como estudos primários, que iram compor o resultado da pesquisa, sendo assim esse tipo de pesquisa requer um esforço conjunto na sua realização, principalmente para evitar erros durante o processo, pois RSL é um estudo com uma vigorosa metodologia. Para a realização da RSL também deve se levar em consideração o tempo necessário, visto que uma boa RSL deve selecionar todos os estudos disponíveis da área em questão, na qual se esteja realizando a pesquisa, o que pode levar meses ou ate anos para ser concluída, dependendo da extensão da área que se esteja realizando o estudo. Outro ponto que deve ser levado em consideração para realização da pesquisa, são a seleção das fontes de dados, ou seja, o local de onde se obterão os estudos que irão compor a pesquisa, que deveram ser de boa reputação, que possua trabalhos reconhecidos, como também de fácil acesso a todos os participantes da pesquisa. Mesmo após selecionar os estudos que faram parte da pesquisa se faz necessário ainda filtra os estudos mais a fundo, sendo assim deve haver um registro desse tipo de atividade, para que se possa ter o controle do que foi excluído é inserido.
16 +
17 + \ Visto a importância da realização de uma RSL, verifica-se um problema relacionado a área de Sistema de informação, que é a deficiência em revisões sistemáticas, que ainda são poucas exploradas. Conforme identificado por \cite{Webster2002} tal problema da deficiência se relaciona ao fato das escolas de Sistema de Infromação não estarem familiarizados com estrutura de revisões sistemáticas, haja vista que é uma ferramenta importante na criação de fundamentos e comprovação de teorias, e que sua metodologia de desenvolvimento deveria estar disponível de forma clara.
16 18
17 19 %Motivação do Problema
18 20 \subsection{Motivação do Problema}
19 - \ Visto o aumento acelerado de conhecimento como descrito por \cite{Dieste2007}, as informações que são necessarias para a realizaçaõ de uma revisão acabam se tornando difíceis de se identificar, onde faz se necessario uma estrategia de busca, que visa diminuir o esforço para a realização dessa tarefas, além de se obter o maximo possivel de estudos relvantes. Como o tempo é valioso, ha uma grande esforço e tempo gasto na realização da seleção dos estudos que irão compor a RSL que acaba se tornando sua desvantagem , onde atualmente e feita quase que de forma totalmente manual por muitos pesquisadores. Para a área de ESBE é fundamental que se faço uso das tecnologias disponíveis, tendo em vista que essa área trabalha diretamente na criação de ferramentas que manipulam grande quantidades de dados, partindo desse principio nomeCara desenvolveu uma ferramente web chamada Ramani, que auxilia pesquisadores na execução da RSL, mas precisamente na seleção dos estudos da pesquisa, através de uma fonte de dados que possui um grande acervo de estudos disponíveis para a área de de Sistema de Informação. Com isso ira se dar continuidade a partir deste trabalho, aprimorando e adição de novos recursos a ferramenta existente.
21 + \ Visto o aumento acelerado de conhecimento como descrito por \cite{Dieste2007}, as informações que são necessárias para a realização de uma revisão acabam se tornando difíceis de se identificar, onde faz se necessário uma estrategia de busca, que visa diminuir o esforço para a realização dessa tarefas, além de se obter o máximo possível de estudos relvantes. Como o tempo é valioso, tal tarefa requer um grande esforço e tempo gasto na realização da seleção dos estudos que irão compor a RSL, que acaba se tornando sua desvantagem , onde atualmente e feita quase que de forma totalmente manual por muitos pesquisadores, como também o fato que em sua aplicação ainda ha o contato pessoal com os indivíduos de grupo da RSL, que poderia ser trocado para uma ambiente virtual, facilitando a comunicação. Para a área de Sistema de Informação é fundamental que se faço uso das tecnologias disponíveis, tendo em vista que essa área trabalha diretamente na criação de ferramentas que manipulam grande quantidades de dados.
22 +
23 + \ Partindo da necessidade de se criar estrategias de revisões mais eficazes, (Souza, 2012) desenvolveu uma ferramente web chamada Ramani, que visava auxilia pesquisadores na execução da RSL, mas precisamente na seleção dos estudos que compõem a revisão, através da extração das informação disponíveis em bibliotecas digitais, as quais possuem um grande acervo de estudos disponíveis para a área de de Sistema de Informação. A ferramente Ramani, como uma aplicação web colaborativo que, permite a criação de projetos de revisão sistemática, os quais os indivíduos (colaboradores) poderão interagir na seleção dos estudos primários, no projeto o qual estejam associados. A partir da ferramenta atual, se dará continuidade com esse trabalho, ao aprimorando e adição de novos recursos a ferramenta existente.
20 24 %RAMANI
21 25
22 26
23 27 \section{Objetivos} \label{cap:objetivos}
24 28
25 29 %Geral
26 - \ Para da continuidade a ferramenta Ramani, optou se pela refatoração da ferramenta que existia, sendo assim o principal foco foi realizar a refatoração do método de seleção dos estudos secundários existentes, que apesar de funcionar corretamente na primeira versão, possuía um alto esforço para manutenção, que poderia ser evitado com adição de \textit{frameworks}, além de que o tempo para se realizar extração ainda não era suficiente rápido o bastante.
30 + \ Para da continuidade a ferramenta Ramani, optou se pela refatoração da ferramenta que existia, sendo assim o principal foco foi realizar a refatoração do método de seleção dos estudos primários existentes, que apesar de funcionar corretamente na primeira versão, possuía um alto esforço para manutenção, que poderia ser evitado com adição de \textit{frameworks}, além de que o tempo para se realizar extração ainda não era suficiente rápido o bastante. Além da mudança citada anteriormente serão realizadas também:
31 +
27 32 %Específicos
33 + \begin{enumerate}[label=(\roman*)]
34 + \item Adição da nova biblioteca de extração de estudos primários \textit{IEEE Xplore Digital Library};
35 + \item Criação da visualização de dados, que exibiram métricas que permitiram fazer novas descobertas sobre uma revisão realizada. Tais visualizações se resumem em gráficos de pizza, linha e mindmap;
36 + \item Criação de critérios de ordenação dos estudos selecionados, afim de se conseguir obter os trabalhos mais relevantes possíveis durante a execução da revisão.
37 + \item Refatoração do código (\textit{back-end}) como todo, afim de retirar gargalos que comprometem o desempenho da aplicação, pois a ferramenta não estava preparada para lidar com uma grande quantidade de dados.
38 + \item Um novo designer para da interface (\textit{front-end}), a qual o usuário da aplicação tem acesso;
39 + \item Realização de seleções afim de comprovar a eficacia dos novos métodos de seleção em comparação ao da antiga versão da ferramenta.
40 + \end{enumerate}
28 41
29 42 \section{Roteiro} \label{cap:roteiro}
30 43