Subversion Repository Public Repository

ramani

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
\chapter{Conclusão} \label{cap:conclusao}


\section{Resultados}

O objetivo inicial deste trabalho, que foi refatora totalmente da ferramenta Ramani, para a criação e adição de um novo motor de seleção e extração de artigos para o MS,  além de adição de novas funcionalidades foi alcançada. Houve um grande ganho de desempenho de tempo em extração de artigos, visto que a primeira ferramenta extrai no minimo 2 artigos por minuto e no máximo 4, e atualmente consegue extrair em media 16 artigos, um aumento quase 4 vezes mais. A primeira versão da ferramenta Ramani era executada por dias, sem conseguir finalizar a seleção por \textit{snowballing} automático, e atualmente leva questões de horas, levando em consideração o universo dos artigos da conferência CSCW, assim foi comprovado, o ponto de parado do algoritmo de \textit{snowballing} automático, que até o momento ainda não tinha sido realizada, para um universo de artigos grande como a da CSCW. Além disso as seleções são feitas com mais precisão, tanto para o \textit{snowballing} automático, como para iterativo, que agora possui vários critérios de ordenação de resultado. As extrações realizadas no Capítulo 4, para avaliação dos algorítimos de \textit{snowballing}, permitiram além dos 1450 artigos de edições da CSCW, se obter 13021 outros artigos, totalizando 14471 artigos cadastrados no banco de dados, além de se ter também 32538 autores, 14467 afiliações, 1938 conferências e 4116 edições registrado no banco.

A visualização de dados, permite agora ao usuário da ferramenta descobrir a produção de artigos dos autores e afiliações, de modo que seja possível fazer comparações de produtividade. Com a visualização através do mapa mental, pode agora se descobrir de maneira rápida, a relação de artigos com autor, afiliação e conferência, além do uso de visualização com grafos que permite visualizar a rede social de relações de um autor, descobrindo-se assim tendências sobre citação e referência. Outro ponto que vale ressaltar, é a implantação da nova biblioteca de extração, a IEEE, que foi construído com sucesso.

Este trabalho quando estava em desenvolvimento gerou um artigo, o qual foi comentado no Capítulo 4, durante a avaliação do algorítimo de \textit{snowballing} automático. O artigo foi publicado no Simpósio Brasileira de Banco de Dados de 2014, e focou no teste e avaliação do algoritmo de \textit{snowballing} automático:

\begin{itemize}
	\item Bezerra, F., Favacho, C. H., Souza, R., \& de Souza, C. Towards Supporting Systematic Mappings Studies: An Automatic Snowballing Approach.
\end{itemize}

\section{Trabalhos Futuros}

A versão atual da ferramenta Ramani, se difere da anterior por possui um desempenho melhor de extração e seleção, além de adicionar funcionalidade de visualização de dados, essenciais para o MS, porém se faz necessário ainda uma maneira automática de classificar os dados, ou realizá-las parcialmente, na forma de apoio. A extração atual de artigos está limitada a duas bibliotecas digitais, a ACM e IEEE, que embora seja uma das mais importante para areá de Engenharia de Software, se faz a necessidade de adicionar outras bibliotecas, que não abrangem só o domínio da ES, mas também outro domínios, como a medicina por exemplo

Os algoritmos atuais de \textit{snowballing} iterativo e automático, que embora possuam um alto porcentagem de \textit{recall} de artigos, possuem uma baixa taxa de \textit{precision}, isso deve-se ao fato que apenas o filtro de conferência esta disponível na ferramenta, outros dois filtros, de período de publicação e similaridade textual , ainda estão em teste, e por isso  não foram incluídos. Esperasse futuramente incluir estes dois filtros na ferramenta, além de outros, que visem aumentar a precisão e diminuir assim o número de interações, e consequentemente o tempo de seleção. Este mesmo filtros também devem ser aplicados na visualização de dados, para garantir assim informações mais precisas. Outro ponto a ser melhorado, trata se dos nomes dos autores extraídos das paginas \textit{web}, que são representados de maneiras diferentes em alguns artigos, sendo assim, acaba se por cadastrar o mesmo autor mais de uma vez, o que acaba comprometendo a análise em alguns casos.

Commits for ramani/TCCs/TCC_Ramani/textuais/conclusao.tex

Diff revisions: vs.
Revision Author Commited Message
590 Diff Diff heartle picture heartle Tue 09 Jun, 2015 04:07:08 +0000
589 Diff Diff heartle picture heartle Mon 08 Jun, 2015 05:13:38 +0000
587 Diff Diff heartle picture heartle Fri 22 May, 2015 16:48:44 +0000
534 Diff Diff flbezerra picture flbezerra Thu 18 Sep, 2014 21:19:10 +0000

tcc do carlos

532 flbezerra picture flbezerra Thu 18 Sep, 2014 21:16:24 +0000

TCC do Carlos